quarta-feira, 6 de abril de 2011

Algar Telecom realiza testes com HSPA+

Algar TelecomA Algar Telecom está realizando testes com HSPA+ em dez sites de Uberlândia/MG. Assim que concluí-los, o que deve acontecer ainda neste semestre, a empresa planejará onde e como implementará a nova rede. É provável que o lançamento comercial aconteça no segundo semestre. Os equipamentos em teste são da Huawei, mesma fornecedora de infraestrutura 3G da operadora. "Só precisaremos trocar o software", afirma o coordenador de produtos da Algar Telecom, Aldebaran de Oliveira.

O HSPA+ será usado inicialmente para oferta de banda larga móvel. Para esse fim, a Algar Telecom está testando modems fornecidos pela Huawei. A princípio será usada a versão de HSPA+ que atinge uma velocidade de até 21 Mbps usando uma única portadora. A versão de 42 Mbps com duas portadoras não está sendo testada pela operadora.

LTE
A Algar não sabe quando fará testes com LTE visando o leilão de 2,5 GHz. "No momento, nosso pessoal está totalmente focado em HSPA+", justifica Oliveira. "Mas será inevitável ir para o LTE no futuro", reconhece. O executivo cogita até mesmo reaproveitar a frequência de 1.800 MHz para LTE, mas admite que seria uma tarefa difícil migrar os assinantes de 2G para 3G.

Banda H
Com relação às licenças de banda H adquiridas pela Algar Telecom no fim do ano passado, a empresa está terminando seu planejamento sobre onde e quando montar sua rede. A licença vale para aproximadamente 200 localidades nos DDDs 34, 35 e 37. Em algumas delas a Algar será a quinta entrante de telefonia celular em SMP. É o caso de Poços de Caldas/MG, que hoje é servida por Vivo, TIM, Claro e Oi.

Fonte: Teletime

2 comentários:

  1. Mais um investimento fracassado. Quando que irão criar vergonha na cara e investir na Banda Larga tradicional? Tô vendo que Uberlândia e região vão, de fato, sofrer com isso.
    Na minha faculdade, todo mundo tem 3G da Claro, da Vivo, e da CTBC, nunca vi nenhum, hahahahaha³.
    Quando eles lançaram o 3G deles, eu assisti uma palestra na faculdade Uniube para mostrar o serviço e não funcionou, LOL! Os funcionários ficaram morrendo de vergonha e um dos manda-chuvas da CTBC não soube lidar com a situação e pediu calma à plateia... EU TIVE QUE RIR!
    Para mim, CTBC está virando sinônimo de "fracasso tecnológico".

    ResponderExcluir
  2. Para quem ainda tem dúvidas sobre os novos planos da CTBC em Araguari-MG, o link abaixo contém as regras. Atenção para o Iten 6.7 no final do regulamento:
    "O serviço de banda larga terá redução de velocidade, de acordo com o plano contratado, quando for atingida a máxima contratada." ou seja você tem limitação de downloads. Não poderá navegar à vontade !!!!!
    http://media.ctbc.com.br/portal/repositorio/file/pdf/RegulamentoPromoçãoPacotesMinas.pdf

    ResponderExcluir