terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Você sabe quanto paga pela sua internet?

A tabela charmosa acima, retirada do site da CTBC hoje, dia 25 de janeiro de 2011, mostra todos os planos de internet disponíveis para pessoa física e os respectivos abusos valores destes planos.

No entanto, mesmo para quem só usa a internet, não é apenas o valor do plano em si que conta, mas a ele devemos acrescentar mais duas coisas:

- o valor da linha telefônica fixa, que no caso da CTBC é requisito básico, sendo o serviço de internet ativado somente após a contratação e instalação da linha telefônica (sim, você usando ou não!);

- e o valor do provedor de acesso, que apesar de ser inútil tecnicamente, também é exigido pela CTBC, sendo muitas das vezes (pra não falar todas) o Netsite (provedor operado pela mesma) enfiado goela abaixo oferecido educadamente pelos atendentes durante a contratação da internet.


Bem, vamos à contas! Escolhendo o plano mais barato para nosso cálculo, o de 200 Kbps (eu queria o de 10 Mbps, mas tenho que comer também né), vamos analisar o custo final para um estudante que acabou de passar em geografia na UFU e teve que ir morar fora (estudantes de engenharia, não fiquem bravos, pode ser qualquer curso, ok?).

O plano mais barato de telefonia fixa oferecido pela CTBC atualmente é o chamado Simples (que é bem simples mesmo, você paga e pronto, usando ou não o telefone) e obriga o usuário a desembolsar 29,90 mensais (se você mora em Goiás ou Mato Grosso acrescente exatamente 1,77579 na conta) e oferece míseros 150 minutos por mês pra você ligar dentro da cidade (se a vovó morar fora vai pagar a mais TAMBÉM!).

Bom até aí já são: 39,90 (internet) + 29,90 (telefone) = 69,80

Para o provedor, vamos supor que o estudante na hora de contratar o plano é informado pela atendente do outro lado da linha que há disponível para ele um tal de Netsite e que ele vai pagar nos 6 primeiro meses apenas 10,90 e terá como super benefícios 10h de acesso discado grátis que ele não vai usar, 5 contas de email com 500MB cada que ele também não vai usar, suporte técnico grátis 24h via 0800 ou chat que, bem, talvez ele vá usar e... o acesso banda larga! Bom, tenho certeza que dos 4 itens inclusos no pacote do provedor ao menos o acesso banda larga ele vá utilizar, então o estudante acaba achando interessante o benefício e diz para a atendente que aceita contratar também o provedor oferecido.

Calculando então, temos: 39,90 (internet) + 29,90 (telefone) + 10,90 (provedor) = 80,70

E isso para uma internet de 200 Kbps! Supondo que o estudante arrume um emprego e passe a ganhar 510,00 ele gasta quase 16% do seu salário apenas com internet! Sem falar nos outros 500% de paciência que ele terá que ter pra esperar esse site carregar nessa conexão tão rápida!

É! Feliz é esse menino aqui embaixo...

4 comentários:

  1. Chega até ser engraçado a diferença de preço, pq se for chorar, haja lagrimas.

    ResponderExcluir
  2. É um sonho essas velocidades e preços da GVT. Pena que um sonho muito.... muito distante da realidade da CTBC.

    ResponderExcluir
  3. Sra. CTBC Feudal,
    Se não esta satisfeito, arrume duas trouxas seu trouxa.
    +-isso

    ResponderExcluir
  4. é imprecionante como se engana o consumidor onde a CTBC atua.

    ResponderExcluir